domingo, março 25, 2012

HISTÓRIA: ÍNDIOS DA AMAZONAS OS IANOMÂMIS

  
Os Índios Ianomâmis

Os índios Ianomâmis formam uma comunidade que sobrevivem na região norte do Brasil e na Venezuela. No território brasileiro sua população e de 15 mil habitantes, disseminadas em 255 aldeias. O relacionamento entre eles é bastante aprazível.

No noroeste do Estado de Roraima estão centradas 197 povoações que totalizam 9.506 habitantes e ao norte da região do Estado do Amazonas estão estabelecidas 58 vilas que derivam em 6.510 indígenas, fontes da (Fundação Nacional de Saúde), mês de setembro do ano 2006. Na Venezuela a cerca de quase 12.000 mil Ianomâmis qu habitam no Sul do país, nos Estados de Bolívar e Amazonas.
Eles são tradicionais, são silvícolas, pertencentes de uma tribo muito restrita, e com vestígios primatas. A uma jerarquia estabelecida: Tem o Cacique, o Conselheiro, cujo nome ainda mantêm, conhecido por Pajé e o Feiticieiro ou Curandeiro.
Na região brasileira as aldeias Ianomâmis estão localizadas em regiões montanhosas, próximo da fronteira com a Venezuela, ocupando uma área aproximadamente de 9.419.108 hectares.

No ano de 1987 à 1992 houve uma invasão pelos garipeiros ao território Ianomâmis. Relatório especificam que 1.500 índios, foram assassinados durante esses períodos pelos forasteiros que chegaram a procura de ouro.

Essas terras foram foi contraídas e repassadas para os Ianomâmis em 25 de maio de 1992, pelo Presidente Fernando Collor de Melo. O território é acobertado por uma densa Floresta Tropical Úmida. A região é bastante acidentada, principalmente onde habita o maior agrupamento populacional Ianomâmis, nas serras Parima e pacaraíma.

O  terreno é basicamente pobre e quase impróprios para à prática da agricultura intensiva. Os povoados são constituídos por simples casas. Assim desenvolvem um relacionamento familiar, gerando também uma economia de minifúndios, isso faz com que se mantenha unidos, preservando sua cultura e seus rituais.

O vocábulo Ianomâmi significa “ser humano”, no entanto o termo napë” é a denominação usada para distinguir o estrangeiro.

O Pico da Neblina, e o Parque Nacional do Pico da Neblina, situa-se dentro do território indígena perto da fronteira do Brasil com a Venezuela. Os garipeiros quase sempre estão invadindo essa região em busca de ouro, gerando conflitos e mortes de ambos os lados. Estes embates começou nos anos 1980, atraídos pelas reservas de ouro, cassiterita e tantalita.

Pesquisadores acreditam que eles são descendentes de índios que não tiveram contato com outras raças humanas.

Nessas reservas estão localizadas as maiores jazidas de Nióbio, ouro, e urânio. Esses artefatos são preciosos no mercado mundial, principalmente o Nióbio objeto cinco vezes mais durável que qualquer outro mineral, gerando cobiça e desejos de vários países. O Brasil é o principal produtor desse mineral, e está localizado na região dos Ianomâmis.

Concentrado no subsolo da reserva demarcada pelo governo, o Nióbio é um material existente em grande quantidade no  subsolo do Brasil. Sendo que 98% deste produto está localizado em terras brasileiras.

Este produto é usado na fabricação de ligas, sua resistência e durabilidade é considerada quase cinco vezes mais referentes a outros minerais. Seu uso é bastante diversificado, sendo empregado na fabricação de tubos de água, tubos para transporte do petróleo, fibras óticas, artefatos de centrais nucleares, soldas elétricas, etc. Seu valor é incoparável a qualquer outro produto até hoje descoberto.

Os garimpeiros de forma ilegal embrenham-se no território Ianomâmis, em busca não só de ouro mais também do Nióbio. O lado ruim desta história são as doenças contraídas: malária, gripe e outras epidemias sexualmente transmissíveis, sem falar na poluição dos rios. Os Ianomâmis recorreram ao Governo Federal para inibir o contrabando destes produtos.

Esses habitantes são formados por diferentes grupos, cujas línguas pertencem a mesma classe familiar. Abarcam as línguas Yanomami, que é pronunciada em todo território.

Sendo usada ainda os dialetos Yanomani, Sanumá, Ninam e Yanam, é considerada a maior comunidade indígena da América do Sul. Em 1950, essa região começou a ser invadida por forasteiros. Em 1970 foi implementada a Rodovia Perimentral Norte o território foi atravessado pela essa rodovia. Com o intento de implantar o projeto Calha Norte foi enviada para essa região as Forças Armadas. Também com o objetivo de protejer o território. Na realidade esse intento não agradou as empresas Multinacionais e Nacionais, preocupadas sim em usurpar as riquezas desta região. Em 1992 foi firmado o decreto de definição do território Ianomâmis. Os tribunos são os orientadores, eles auxiliam, o Cacique e outros chefes. Os Ianomâmis, convivem com suas danças típicas e suas crenças. Outro fato que chama atenção é em relação as índias, são providas de várias atividades. Dormem cedo não podem transpor das 22h e acordam tarde, antes das 10:30h da manhã.

Autor. Professor Plínio Farias

Referências: pt.wikipedia.org/wiki/Ianomâmis

Nenhum comentário:

Postar um comentário