domingo, agosto 19, 2012

HISTÓRIA: ALEMANHA E A QUEDA DO MURO DE BERLIN

O MURO DE BERLIN
Em 1961 com o fim da Segunda Guerra Mundial, e o advento de duas novas potências,  conhecidas por “Estados Unidos da América, situado na América do Norte, e a “URSS” que recebeu a designação de “União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, fizeram os habitantes do planeta a pensarem numa eventual Terceira Guerra Mundial..
Surgiram duas novas lideranças políticas, a  parte ocidental recebeu o nome de Democracia: Ondelivre-arbítro de decisão pessoal e em grupo; o segundo bloco implantou o sistema adepto ao controle do Estado parante seus habitantes. Esse sistema recebeu o nome de comunismo.
Essas altercas auferiu a denominação de Guerra Fria, levando os E.U.A e a URSS, a uma corrida armamentista e nuclear. Episódios que ocasionaram  a divisão da República Alemã. Foi criada a República Democrática Alemã e a Alemanha Oriental Socialista.
Estabelecida essa divisão, uma parte ficou sobre influência do sistema implantado pelo bloco Capitalista, e a outra parte sobre influência do regime comunista Soviético.
Alguns anos depois foi construído um muro dividindo a cidade de Berlin em duas. A construção deste muro principiou no dia 13 de agosto de 1961, perfazendo o total de 37 quilômetros. Foi construido na zona urbana de Berlin, a cidade na época tinha três milhões de habitantes.
Posteriormente foram erguidas torres de observação ao lado do muro, incluindo cães e até minas terrestres. Esses implementos tinham a finalidade de aterem aquelas pessoas que arriscassem a transporem além do perímetro instituído, ou seja, evadindo para a Alemanha Ocidental.
O nome Cortina de Ferro passou a existir devido as tensas ocorrências sucedidas no ano de 1960. Quando os Teutônicos residentes da Alemanha Oriental Comunista,  tergiversaram  para o território Ocidental.
As autoridades Orientais preocupadas com a fuga de muitos cidadãos orientais para o lado ocidental, estabeleceram medidas repressivas contra  aqueles que ousassem burlar as medidas atribuídas pelo governo da Alemanha Oriental.
O secretário geral do partido comunista conhecido por Walter Ulbricht era um dos dirigentes da Alemanha Oriental, juntamente com o administrante Soviético Nikita Kruschev. Eles foram responsáveis pelas ordens de atirarem e prenderem os não-conformistas e dissidentes Orientais. Essas ordens foram acatadas pela armada da Alemanha comunista. Milhares de Germânicos foram fenecidos por desafiarem as leis atribuídas pelo governo comunista.
Porém a União Soviética embarcou numa crise financeira e não resistiu a repressão parcimoniosa que abrangeram também os países membros do sistema comunista Soviético.
No dia 09 de novembro de 1989, o muro que transtornou a vida de milhares de alemães, ruía, desmoronava. O símbolo da opressão, do depotismo, tirania, abuso, mão de ferro, não faz mais parte do dia-a-dia dos Germânicos.
Agora faz parte do passado, o grito de liberdade tão desejado,  foi  ecoado em 1989, pelos quatro cantos do planeta. O regime comunista ou socialista, não fazem mais parte da rotina dos Germânicas.
Aindamuitos muros para serem derrubados, e muitas guerras frias ladeado o nosso dia-a-dia. A Unificação da Alemanha é um exemplo chamejante dos dias atuais.
Seres humanos retentores  de poderes, ainda usam meios condenados pelas instituições que defendem a paz. E para perpetuarem no próprio sistema, disseminam o despotismo perante a sua própria ascendência.
Nenhum grito de esperança retine em vão, ainda que você acredite que o amanhã não será tão diferente do dia de hoje. A esperança é válida quando as probabilidades e os momentos adequados surgem, aí você usará a sabedoria para por em prática seus desígnios.
Acredite a paz depende de cada um de nós, a semente que você plantar será a bandeira que lhes conduzirá na trilha de sua existência.
Autor: Professor: Plínio Farias



Nenhum comentário:

Postar um comentário