domingo, agosto 05, 2012

HISTÓRIA: OS VIKINGS

Os Vikings
Os Vikings constituíam numa antiga civilização de íncolas, que habitaram na região da Escandinávia. Séculos depois esse território foi desmembrado em três nações. Atualmente são os países conhecidos por: Suécia, Dinamarca e a Noruega, localizados no continente europeu.
Eram conhecidos pelo cognome de “nórdicos ou normandos”. Possuíam um notável comércio, um sistema agrícola avançado, exerciam o artesanato e tinham um extraordinário comércio marítimo.
Os povos Vikings eram conhecidos também por saquearem naus de outras nações.  As incursões concretizadas pelos Vikings levaram os mesmos a apropriarem-se de regiões usando algumas vezes de agressividades.
A região da Bretanha, hoje conhecida por Reino Unido (Inglaterra). Positivamente os vikings apoderaram-se desta região e obtiveram essa proeza entre os séculos VIII e XI.
A conquista da região referente ao Reino Unido ocorreu no século VIII. No ano 865 a.C. Com um poderoso exército, os Vikings residentes na Dinamarca motivou uma guerra que procedeu na conquista de dois terços das terras britânicas.
Cosolidaram se na região de “Dane Law”, uma vasta região localizada no Centro-norte e Leste do Reino Unido.
Os Vikings residiam em simples choças, geralmente continham um único cômodo. As famílias mais abastadas, as habitações eram divididas e compostas por salas, cozinhas e quartos.
Devido às baixas temperaturas suas vestes suportavam períodos abaixo de zero grau. Eram confeccionadas com couro de animais, geralmente de películas grossas.
Em relação ao convívio familiar os Vikings eram bastantes atrelados, o patriarca era o responsável pelo bem-estar e sustento da família.
As esposas cuidavam dos afazeres domésticos e eram responsáveis pelo preparativo dos nutrimentos do dia-a-dia, também auxiliavam nas pequenas tarefas cotidianas. As tradições eram passadas de pais para filhos, destacando a educação das crianças, sendo responsávei os pais.
Sua forma de governo era composta por um Rei que era a principal autoridade. O conde juntamente com os chefes tribais também fruía de autoridade.
Acreditavam em vários Deuses, adoravamOdin” consideravam-no Deus dos deuses. ApreciavamThorcomo a maior divindade e era o mais popular. Segundo suas crençasThor” tinha o poder sobre os céus.
Com o surgimento do cristianismo na Europa, os mesmos foram convertidos a essa religião.

A partir da introdução do cristianismo a cultura dos vikings começou a desvanecer-se entre os séculos XI e XII. Os vários conflitos contra os ingleses e os nobres da Normandia, estabeleceram a desintegração desta civilização. Porém ainda encontramos resquícios e manifestações expressa na cultura europeia desses povos.
Os Vikings estabeleceram-se na Noruega, Suécia, e Dinamarca. Habitaram algumas regiões da costa do Mar Báltico, entre esses países destacamos: Russia, e a região da Normandia pertencente a França, também a Inglaterra  e vários outros países no continente europeu. Alguns  países como Portugal, Espanha, e Itália, foram dominados pelos Vikings.

Mantiveram várias colônias e estabeleceram-se um comércio possante entre essas colônias. Introduziram seus traços culturais nos vários condados que  conquistaram. Fizeram um contrato com o Rei Carlos III, conhecido por: Tratado de Saint-Clair-Sur-Epte. Incorporando o território da Normandia para o seus domínios, este território localiza-se ao norte da Franca.

Tinham barcos possantes conhecidos por drakkars, ou "dragão", devido a figura representada por uma cabeça de um animal mítico, que ostentava a proa do barco, auferiam esse cognome.

A velocidade desses barcos facilitavam os ataques surpresas e fugas quando necessário.

Os domínios dos Vikings cessaram no fim do século XII, com ascensão dos ataques empenhados pelos adversários. Com a difusão do cristianismo os exércitos "nórdicos" começaram a fragilizarem. Os nórdicos decaíram perante outras culturas que eles mesmos governaram. Entretanto acabaram sendo derrotados por esses povos.

Aqueles que ocuparam a região da Inglaterra revolveram suas decendências, tornando-se ingleses, os Normandos foram habitar na França, e os Rus na Rússia.

Os vikings escreviam nas pedras, numa peça conhecida por runas.

Na Rússia os Vikings eram conhecidos como varegues ou varegos, e os guarda-costas escandinavos dos imperadores eram chamados de bizantinos.

Autor: Plínio Farias

Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário