segunda-feira, agosto 13, 2012

HISTÓRIA: DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

Desmatamento na Amazônia:
O desmatamento na região que abrange os Estados que fazem parte da Amazônia. Está conexo ao acréscimo populacional e a expansão agrícola. O cultivo da soja e a desflorestação para criação de pastagens têm cotizados para a dissipação das massas florestais.
É essa região tão ambicionada por várias nações que encontram-se a maior Bacia de Água Doce do Planeta. Além disso, possui 30% da biodiversidade existente da terra. Aos poucos o cenário que monopoliza o fascinante museu a céu aberto com espécies raras, vêem resistindo a ganância do homem.
Essa resistência pela sobrevivência depende de todos nósMostrarmos ao mundo a importância de preservar e salvar o maior  eldorado ainda existente na terra, com uma imensa variedade de recursosvisto nessa região.
sentimos e observamos a resposta da natureza, com os acontecimentos que está sobrevindo em nome do progresso na Amzônia. A falta de chuvas, secas, rios morrendo, e o desaparecimento de várias espécies  de vidas selvagens. Apontamentos feitos por várias instituições mostram as graves conseqüências que os habitantes dessa região vêem passando.
Foi registrado alguns lagos e rios com a vazão reduzida, onde muitos transformaram-se em pequenos córregos, induzindo várias espécies de peixes ao morticínio.  Atualmente a condição tende a se agravar com o passar do tempo.
Porém os rios que cursam a região estão secando, analistas expõem que a redução da cobertura vegetal, é conseqüência das alterações ocorridas com o desmatamento, baixando a quantidade de evaporação para ocorrências de nuvens, tornando as florestas desprotegidas.
O desmatamento é causado pelo próprio ser humano, e num futuro próximo as gerações póstumas, compreenderão que poderíamos conviver com o progresso sem afetar o meio ambiente.

A região que conglomera a Floresta Amazônica abrange oito países, equivalente a 30% da biodiversidade existentes na terra. Porém em relação a desflorestação os números são alarmantes. Conforme relatos de uma organização não governamental (Imazon). Afirma que nos anos de 2009 a dezembro de 2010, foram os anos que houve mais desmatamentos na Amazônia.

As sequelas deixadas devido o mal uso da terra, envolvendo toda diversidade biólogica e a diversidade da natureza viva referentes ao animais, jamais será restaurada. As queimadas lançam emissões de gasses provocando o efeito estufa. Essas práticas geram um impacto ambiental em escala mundial.

Outro problema gerado é a extinção de espécies de animais e vegetais, originando um desequilíbrio sem procedências. O resultado desses desmandos formam uma cadeia de doenças, surgindo pragas, gerando o empobrecimento do solo, enchentes e secas. Destacamos o impacto humano de comunidades indígenas e de outras etnias que dependem da Floresta para sobreviver.

Consiste em dizer, lembrar e tomarmos decisões que venha acarretar em realidades a proteção da biodiversidade da Amazônia. Não podemos fugir dessa realidade que estamos assistindo, o progresso é preciso. Contudo desde que haja ordem e procurarmos desenvolver essa região sem agredirmos o sua a natureza.

Implantando políticas de desenvolvimento sustentáveis, para que as gerações vindouras não corra o risco de sobreviver pouco tepo nesse planeta que chamamos terra.

Autor: Professor Plínio Farias

Referências:          




Nenhum comentário:

Postar um comentário