quarta-feira, agosto 17, 2011

HISTÓRIA: CLEÓPATRA A RAINHA DO EGITO.


Cleópatra foi à última rainha da dinastia ptolomaica, nasceu no ano 69 a.C. Na cidade de Alexandria, filha de Ptolomeu XII, rei egípcio, foi laureada rainha do Egito aos 17 anos de idade, após o passamento de seu pai. Porém ela teve que partilhar o governo do seu país com seu irmão Ptolomeu XIII. Casou-se com o próprio irmão alguns anos depois, pois esse matrimônio lhe dava o direito de ser rainha.
Sua excitação com a vaidade, luxuria, e pedras preciosas, sancionou sua popularidade pela ostentação do luxo, distorcendo o povo egípcio a questionarem os dispêndios da rainha com coisas furtes. Conforme o historiador Plutarco ela não apresava atrativos físicos, como muitos pondera. No entanto utilizava de distintos artifícios no intento de conseguir os seus desígnios.
Casou-se com seu próprio irmão, com a finalidade  de chegar ao trono.  Porém houve uma instabilidade política e economica no Egito devido a luta pelo domínio do Reino, entre ela e seu irmão, que era também seu cônjuge.
Alguns ministros percebendo as intenções de Cleópatra e sabendo que as tropas romanas estavam perto de Alexandria obrigaram-na a se exilar para o deserto e solicitasse auxílio para combater o inimigo. No entanto o General romano Pompeu pediu ao governante egípcio abrigo para seu exército que fora derrotado na região da Farsália e não obteve acolhimento.
Isso suscitou um mal estar entre os ministros egípcios, pois eles sabiam que se oferecessem ajuda a Pompeu as tropas de Júlio César poderiam invadir e dominar o Egito.
Após arquitetarem um plano que ceifou a vida de Pompeu, eles agora tinham pela frente as tropas do General Júlio César.
De volta ao Egito, Cleópatra que tinha uma personlidade forte, e era também, bastante inteligente e sedutora, utilizava-se desses aptrechos muitas vezes para conseguir seus intentos.
Cleópatra conseguiu seduzir o General Júlio César,  onde batalhou juntamente com os seus seguidores versus o exército que seu irmão comandava no prélio contra os romanos. As tropas romanas conseguiu derrotar os egípcios e Cleópatra retornara ao poder do seu país.
 Foi estabelecida uma aliança com Júlio César, que elevou a mesma ao trono egípcio transformando em rainha. A mesma tornou-se amante de Júlio César, e obteve apoio do mesmo para assassinar seu próprio irmão, em 51 a.C. Tornando-se rainha  do Egito. Cleópatra teve um filho com Júlio César que se chamava de Cesarion.
Júlio César foi chacinado pelos republicanos, Cleópatra retorna para o Egito e nomeia seu filho como rei.
Com a morte de Júlio César, a uma contenda pelo poder entre Otávio e Marco Antônio. Estes fatos fizeram com que o Império romano fossem dividido em dois blocos.
Marco Antônio foi seduzido por Cleópatra, levando o mesmo a tal ponto que comandou o aniquilamento de todos os opositores da rainha. Eles tiveram três filhos que alguns anos depois governaram e foram os reis da Armênia, Síria e Ásia Menor.
Otávio prevendo algo que abalasse seu império começou a caluniar Cleópatra contra os romanos. Marco Antônio reselveu enfrentar as tropas do seu opositor “Otávio”, mais não conseguiu o que prentendia e fora derrotado.
Encuralados e refugiados na cidade de Alexandria, Marco Antônio e Cleópatra resolveram por fim as suas próprias vidas.
Otávio ainda não satisfeito mandou exterminar toda linha sucessória da rainha, transformou-o Egito em uma mera província romana.
Devido as suas conquistas, Otávio tornou-se o primeiro Imperador Romano.
Fontes consultadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário