segunda-feira, outubro 31, 2011

HISTÓRIA: MOÇAMBIQUE E SUAS TRADIÇÕES.


Moçambique é um país situado no continente africano na parte leste da faixa Austral. Foi a partir do século X, que um viageiro árabe, Al-Masudi, conheceu esses confins e relatou sobre algumas formidáveis matérias-primas para a comercialização.
Vários achados arqueológicos evidenciaram características remanentes unindo populações existidas na “pré-história”, mesmo antes da escrita. Essa região foi residida pelos povos Bantus. Eram agricultores e continham amplo conhecimento do desenvolvimento metalúrgico entre os séculos I e IV.
A partir do século XVI, os lusitanos empossaram-se de forma incisiva da região que hoje é Moçambique. Convertendo em colônia essa região. Em 25 de junho de 1975, após dez anos de peleja em favor de sua Independência e amparada pela Revolução dos Cravos. O governo português firmou com o Partido Frelimo, cujo acrograma é Frente de Libertação de Moçambique, organizada em 25 de junho de 1962, juntamente com os membros dessa organização assinaram a independência de Moçambique.
O recente país tornou-se socialista sendo que alguns anos adiante o povo moçabicano conseguiram a realização de eleições popular. Um fator que ajudou foi o desencanto popular com o regime socialista e a guerra civil que aconteceu entre 1976 e 1992. Em 1994 o país realizou a primeira eleição com respaldo no voto universal.
Sua população é em torno de 21.000 000 milhões, escriturado pelo censo de 2007. Samora Machel foi o primeiro presidente sendo substituído após seu perecer.
O Frelimo foi o partido que estabeleceu a independência do país, ainda que, permanecendo desde sua independência a frente do governo e tornando-se o principal partido da nação, recentemente perdeu sua hegemonia para o atual governo de Armando Guebuza.
Moçambique está dividido em onze províncias. Sua capital é a cidade de Maputo, está localizada na província de Maputo. Outras cidades principais: Matola, Beira, Nanpula,etc.
O idioma oficial é o português, o país é considerado uma República Presidencialista, sua extensão territorial complementa cerca de 801.509 km², sua moeda é versada pela designação de Metical, o seu clima e subtropical. Os principais produtos agrícolas são: algodão, castanha-de-caju, sisal e chá. A pecuária é bastante desenvolvida, juntamente com a pesca. Moçambique tem vocação para o turismo destacando suas belas praias e reservas florestais, dono de um extenso litoral. As músicas ou baladas é também cantada em vocal com seu estilo próprio é considerada Patrimônio Mundial é conhecida por Timbila chope.
          O jogador de futebol Eusébio conhecido mundialmente por se destacar na seleção portuguesa e natural de Moçambique.   Uma nação que aos poucos está se desenvolvendo, tanto na cultura, assim também na área industrial, com novos incrementos conhecido por “corredores de desenvolvimento” ligando a capital Maputo, a cidade de Beira e Nacala, com novas rodovias e ligações por ferrovias com os países circovizinhos. Buscando oferecer a nação moçambicana um lugar de destaque no cenário mundial.
Estas fotos foram extraídas da internet: Ficheiro:Nampulacathedral.JPG 

 CIDADE DE NAMPULA




LOCALIZAÇÃO DE MOÇAMBIQUE  MAPA

 CAPITAL DE MOÇAMQIQUE: MAPUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário