terça-feira, outubro 18, 2011

HISTÓRIA: O CONTINENTE AFRICANO

          O continente africano abriga 50 países disjuntos, e sua população é aproximadamente de um bilhão de pessoas. Com uma área de 30 milhões de quilômetros quadrados. Possui enorme biodiversidade é vastas paisagens naturais.

          Com relação a sua situação geográfica seu litoral quase não apresenta penínsulas, e está localizado basicamente no Oriente Médio. Existem no interior do território africano vários rios, cataratas e lagos. Os lagos mais importantes são: Vitória, Tanganica, Niassa, Turkana e Alberto.

Porém a maior parte dos rios cursam áreas planálticas, favorecendo a construção de usinas hidrelétricas. Os rios mais importantes são: Rio Nilo, Rio Níger e Zambeze.

 Apesar de seu brio, o continente africano padeceu quando os europeus obtiveram sucesso nas suas investidas em busca de ambiente até então incógnitos para explorarem. Porém ao encontrarem com povos de cor e civilizações dessemelhantes, e intuírem que eram bem inferiores aos europeus eles sobrepujaram os procedentes do continente africano.
 Humilhados, foram depostos de suas riquezas, e de seus íntimos. Muitos foram conduzidos como escravos para outro continente que os europeus conheceram e deram o nome de América.
No dia em que os europeus desembarcaram nas praias africanas foi escrita uma página triste na história da humanidade. O apontamento da maior tragédia que o ser humano já vivenciou, comparado apenas a Segunda Guerra Mundial.
Até metade do século XX esse continente foi colônia dos países europeus. A independência ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial.
Há uma grande diversidade étnica, social e política, um dos obstáculos para os governantes é a inópia que esta estampada em quase todo continente.
Atualmente os países mais desenvolvidos são: Líbia, Ilhas Mauricio e Seicheles com qualidade de vida comparada a alguns países europeus. Destacamos a África do Sul que tem um índice de qualidade de desenvolvimento bastante razoável em relação a outros países do continente.
Antes mesmo da vinda dos europeus a África, e monopolizando os seus  habitantes como escravos. Os árabes já exerciam o comércio de servidão e cativeiro, ou seja, trabalho compelido e não recompensado.  Outro fator que colaborou para essa transação foram as guerras tribais, na maioria das vezes as tribos derrotadas eram comercializadas aos comerciantes de outros continentes, pois eram negociados como escravos.
Por ser um continente de diversidades culturais, religiosas, étnica. Também a uma diferença generalizada entre ricos e pobres, poucos detém a maioria das riquezas. Esses milionários são conhecidos polo nome de “Shekels”.
O continente africano ainda passa por problemas que imperam o seu desenvolvimento, fome, guerras e doenças. Os mesmos países que exploraram de forma arrogante as riquezas da mãe África, acolchoando de riquezas as potências ocidentais durante séculos, agora brió as costas para ajudarem os países africanos que enfrentam gravíssimas crises. Lembramos que o desenvolvimento dos países do continente europeu foi a custa da mão de obra escrava e riquezas usurpadas sem nenhum consentimento do povo africano.
Fontes de referências:

MAPUTO CAPITAL DE MOCAMBIQUE

Um comentário: