domingo, outubro 23, 2011

HISTÓRIA: O VALOR DO SEU VOTO.

O voto é uma maneira que diversos povos em vários países sobrepõem para escolheres seus representantes para conduzirem a pátria em que vivem. No Brasil a eleição dos governantes já transpôs por distintas fases, exemplos: Vindicação de renda, supressão do voto femínea, somente em 1932 é que as mulheres tiveram o compromisso de votar no seu candidato. A primeira mulher a ser nomeada deputada foi a médica Carlota de Queiroz, em 1934 pelo Estado de São Paulo.

Entretanto a opção para nomear o Presidente da República, foi instituído na Constituição Republicana de 1891. Apesar de muitas conquistas provinientes de ações de classes por uma eqüidade para todos. Ainda predomina o voto forçoso no Brasil, ou seja, o representado tem o comprometimento de ir as urnas eleitorais para eleger seu mensageiro. Sendo assim ele não tem livre-árbitro de decisão se vai indicar seu candidato ou não, pôs o sistema determina punições para aqueles que não votam.

O constituinte tem em suas mãos o poder para edificar seu País e uma vida mais proba, e ao mesmo tempo o poder de devastar sua própria Nação. Na realidade o cidadão que deposita seu parecer nas urnas optando por tal pretendente para administrar os bens da sua nação, é típico expor que os ideários de ambos se enleiam. Mas nem sempre advém as pretensões ambicionado pelo representado, salvo-conduto que os eleitos em muitas ocasiões variam de opiniões depois de nomeados, frustando o seu eleitor, pois ao caminhar pela vida estamos propensos a inconsiderações e certezas.

Mas! que preço vale sua cédula de eleger o candidato que  você acredita nas intenções dele, ao depositar na urna a dita dos seus concidadãos e os seus anseios.

Vale uma cesta básica, algumas telhas de eternit, uma passagem para visitar um parente, uma coleção de camisas para o time que você está montando ou um tapinha nos ombros. É bom você ficar sabendo que se a sua cédula de eleger for trocado por essas migalhas seu voto já foi pago, não terá como cobrar do seu representante nada que lhe venha favorecer.

Entretanto: Se você tem a consciência de qual é o custo de seu voto, não existirá gratificação capaz de saldar o valor do seu sufrágio, ele não tem preço. Você tem o poder de cobrar do emissário que você optou as suas vindicações e ao mesmo tempo acompanhar os pareceres do dia-a-dia dos andamentos que tremulam concernentes as ordenanças, que são resolvidas e tornadas para as populações e suas aspirações.

No entanto você tem um caminho a seguir na direção de conquistar seus objetivos, é preciso ter coragem para mudar, e é preciso as vezes. Sem receio de errar e se o seu representante fraquejar, terás a plena capacidade de cobrar os ideais que foram anunciados, desde que seu voto foi depositado com dignidade.

Lembre-se que só você pode mudar seu rumo, e não espere para amanhã isso acontecer só se vive uma vez, é hora de mudar.

Fontes de referências:

http://andrebrito.wordpress.com/2008/07/11/o-valor-do-voto/

Este video foi extraído do youtube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário