domingo, dezembro 25, 2011

HISTÓRIA: O SIGNIFICADO DO NATAL

           Você já parou para refletir o que é, e qual a significação do Natal para a humanidade? As pessoas decoram suas casas, armam Árvores Natalinas, são mais afetuosas, as principais vias de acesso das cidades são decoradas, refeições simbólicas são feitas regadas com champagne, etc. Presentes são ofertados, mais na realidade o indivíduo que é agraciado com um presente, fica praticamente na obrigação de compensar tal ato.
Há um mito contado que em cada ano, especialmente nos países eslavos e ortodoxos, os Reis satisfaziam o Almanaque Juliano, comemorando o nascimento de Jesus Cristo. No entanto era celebrado no dia 7 de janeiro devido a celebração do nascimento do Deus Sol. Porém foi ajustado pela Igreja Católica no século III d.C, para converter os povos pagãos a autoridade do Império Romano. Com isso o Nascimento de Jesus transpôs outra data a ser celebrada: a nova data foi estabelecida sendo o dia 25 de dezembro.
O Natal é o feriado mais aguardado pela humanidade, na realidade foi instituído pela Igreja Católica para lembrar o advento do Divino Mestre o salvador da humanidade.
 Entretanto não é exatamente isso que vemos estampados nos semblantes das pessoas. Esse acontecimento tornou-se bem-sucedido, e comercial, e espelharam-se nos Reis magos, quando ofereceram alguns itens como presentes a Jesus Cristo. Sendo assim, passou a existir o ato de presentear as pessoas com brindes. Porém esqueceram a verdadeira origem do nascimento do Salvador.
De tal modo, que os mercantes e funcionários esperam com bel-prazer o fim do ano. Pois essa data rememora o nascimento de Jesus. Entretanto consagraram também essa data para revitalizar o comércio varejista onde todos auferem: Governo coleta mais com suas taxas, algumas pessoas são agraciadas com presentes, sem esquecer os comerciantes com seus lucros. O impulso parcimonioso têm crescido largamente, em alguns países  tem contribuido para o acréscimo do PIB.
O termo Natal é derivado do Latim nãtãlis, em português tem como significado de: "Vim ao mundo, Nascer". É celebrado desde o século IV no dia 25 de dezembro pela Igreja do Ocidente, já no Oriente desde o século V. Mesmo assim alguns pesquisadores lembram que as primeiras manifestações principiaram em Roma em 336 d.C.
Segundo alguns historiógrafos a Árvore de Natal, foi inventada na Alemanha. Sendo aferido a Martinho Lutero (1483-1546), autor da reforma protestante no século XVI, como autor desse presépio. Entretanto outros historiadores confere ao Padre São Bonifácio (800 d.C), este invento.
Cristo é considerado o maior exemplo de vida para todos nós seres humanos, seus preceitos insurrecionaram a humanidade até os dias atuais. Seus ensinos nos mostram como atuar para edificarmos um mundo mais perfeito.
Mais qual foi o desígnio do nascimento do Divino Mestre Jesus Cristo?. Jesus veio ao mundo para transformar os corações dos seres humanos, seus ensinamentos e também a prática por ele mesmo perdoando seus inimigos, ensinando como viver em plenitude na presença de Deus. Mudou a história de todos os seres humanos.
Se seguissem seus conselhos, brigas, assassinatos, divórcios, pais contra filhos e vice versa, guerras, seriam evitados, bastaria os seres humanos abrirem seus corações para por em prática seus mandamentos. Entretanto há dois mil anos ainda assim ele está com as mãos estendidas dando a todos a oportunidade de uma nova esperança para a transformação de suas vidas.
Autor: Professor Plínio Farias
Fontes referênciais: http://pt.wikipedia.org/wiki/natal                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário