domingo, dezembro 18, 2011

HISTÓRIA: REVOLUÇÃO RÚSSIA 1917

Revolução Rússia ano 1917.
              No ano de 1917, século XX, a Rússia era um país subdesenvolvido, sua parcimônia era integralmente dependente do comércio agronômico. 80% de suas opulências eram pendentes dos campos, referentes aos gêneros agrícolas.
              Os trabalhadores rurais padeciam bastantes, devido à ausência de uma cooptação ou sindicância que lhes protegessem, das altas taxas de impostos pagos pelos camponeses para manter o sistema Czarista do Czar Nicolau II. O sistema implantado na Rússia era absolutista, ou seja, o domínio era centralizado, dessa forma, existia a obdiência há um só governante o Czar Nicolau II, governava inteiramente sozinho sem qualquer exceções.
              No entanto nem tudo era como o Cezar ponderava até mesmo os operários que trabalhavam nos núcleos urbanos. Eles estavam descontentes com o rumo que a economia Rússia estava atravessando. No ano de 1905, Nicolau II, governante da Rússia usa de bestialidades contra os manifestantes que eram hostis ao seu governo. O exército comprindo ordens mataram milhares de manifestantes sobre autoridade do Czar Nicolau II, este dia ficou versado como Domingo Sangrento.
              Começou ali o gênese do partido sovietes que teve como apoio os proletários e sob liderança de Lênin. Auferiram o nome do partido de Bolcheviques, eles deram início a insurreição socialista  e a queda da Monarquia. A Rússia circunstânciava um momento parcimonioso bastante abstruso. Nicolau II aderiu  a Rússia na Primeira Guerra Mundial. Acrescentando mais ainda a insatisfação popular com o Czar.
              As greves dos trabalhadores urbanos e rurais e os desprazeres dentro do exército foi primordial para a propensão do governo de Nicolau II. Os manifestantes  requeriam a  democracia, mais empregos, e o fim da Monarquia Czarista. Em 1917 Nicolau II foi destituído do governo. Posto no seu lugar Kerenski (Menchevique) assumiu temporariamente.
              Não houve muitas transformações na era Kerenski. Então foi organizada por Lênin, líder dos Bolcheviques uma nova insurreição em outubro de 1917. Num discurso ardido garantiu paz, terreno para os campesinos, abundância, livre-árbitro e serviços para todos. Lênin assumiu o governo da Rússia e aos poucos içou o sistema socialista. Foram penhoradas as terras e distribuídas aos camponeses. Os Bancos tornaram-se estatais, o governo gerênciava as fábricas sob a administração dos trabalhadores. Lênin retirou a Rússia  da Primeira Guerra Mundial, em 1918. Foi instituído um partido exclusivo, que recebeu como título de:  PC (Partido Comunista).
              Posteriormente, foi implantada a sigla “URSS” (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). O governo de Lênin conseguiu alçar um amplo desenvolvimento econômico, especialmente após a criação da NEP (Nova Política Econômica). Tornando-se uma grande potência econômica e militar. Alguns anos depois ombrearia com os Estados Unidos uma longa disputa comercial e militar. Que recebeu o nome de Guerra Fria.
              Porém em relação ao bem-estar da população não houve muitas mudanças,  sobretudo no que alude à democracia. O novo partido Comunista abafava qualquer manifestação antagônica ao regime comunista. Em dezembro de 1922 foi organizada a primeira conferência dos sovietes. Foi fundada a (URSS) constituindo distintas repúblicas anexas a União das Repúblicas Socialistas Sovieticas.

              Lênin feneceu em janeiro de 1924, houve um disputa interna pelo poder Soviético, os principais envolvidos eram: Trotski e Stalin. Trotski defendia que a revolução socialista devia espalhar-se pela Europa e resto do mundo. Enquanto Stalin defendia o socialismo somente em um país. Essa tese foi acatada no XIV Congresso do Partido Comunista.

              Trotski foi destituído do partido e expatriado do seu país, morou no México alguns anos depois, em 1940 foi assassinado.

              Em dezembro de 1929, Stalin tornou-se ditador absoluto da União Soviética, usando sua habilidade de manipulação no controle da máquina burocrática, obteve adesão de diversos administrantes do partido. Impetrou um sistema de extinguir do Partido, antigos dirigentes revolucionários que faziam obstinação as suas ideologias, na maioria das vezes muitos deles compartes de Lênin.

              Segundo informações, durante o período em que esteve no comando Político Soviético (1924-1953) foi responsável pela prisão de cinco milhões de cidadãos e pela morte de 23 milhões de seres humanos. Obteve êxito na reconstrução do país, elevando a (URSS) a ser uma potência mundial. Seu governo terminou com a sua morte no ano de 1953.
   Fontes referências: suapesquisa.com/russa/
  Deixe seu comentário é muito importante ele não aparecerá online. 
Este vídeo foi extraído do youtube:


Nenhum comentário:

Postar um comentário