sábado, dezembro 03, 2011

HISTÓRIA: O FADO O ESTILO DE MÚSICA DE PORTUGAL

A procedência do estilo musical que nasceu em Portugal, e sagrou-se pelo mundo, alcançando amplo sucesso com um novo estilo de cantar, recebeu o hipocorístico de O Fado. Na maioria das vezes é cantado individualmente, sendo que, quem canta aufere o nome de (fadista). Este modo de canto é comboiado por uma guitarra, que os fadistas titulam de violão. Foi denominado Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, em Bali, na Indonésia, em 2011.
A expressão é procedente do Latimfatum” que também expressa “destino”. No entanto a algumas genealogias a respeito desse advento musical. A quem profira que este estilo é proveniente dos cantos  dos Mouros, que habitavam no bairro da Mouraria em Lisboa, capital de Portugal.
Mesmo depois da conquista dos cristãos, sobre o condado português. Os Mouros continuaram com esses cantos. Era uma forma de emitir suas consternações, ansiedades e  características. Entretanto não há proeminências que os árabes que residiam na região do Algarve, última fortificação desse povo. Não deixaram apontamentos a respeito desse tipo musical referente a tal época. No entanto esse estilo musical disseminou-se no século XIX.
Outros alegam que talvez sua procedência esteja pautada com as toadas dos poetas, ou das serenatas Lundu que eram cantadas pelos escravos. No entanto no início O Fado era composto por mensagens bem populares nas províncias do Porto e Lisboa. Com o transpor dos tempos este estilo musical popularizou-se em todo o condado português, esparzindo-se globalmente.
Historiógrafos descrevem que O FADO tornou-se conhecido após 1840, em Lisboa, capital de Portugal. Quando os aratus comboiavam viagens mar  além. E despediam-se por meio dessas melodias. Porém os lusitanos auferiram algumas mudanças na maneira de cantar, incorporando novas entoações. Entretanto, com o transcorrer dos tempos o fado tornou-se o principal gênero musical de Portugal.
Lembrando que esse gênero musical instituiu seu próprio estilo, no modo peculiar dos cantadores fadistas de vestir-se, o embate com outro fadista disputando acaloradamente e entoando versos, para saber quem era o mais primoroso.
Somente no século XX, O FADO tornou-se mais harmonioso e aprazível ao público que admira esse ritmo, tornando-se literário. Granjeando mais teor nos seus ritmos e letras. Os versos são mais asseados, enriquecidos literalmente.
Destacamos a fadista Amália Rodrigues, consagrou-se internacionalmente ao inserir poemas mais clássicos. Outra grande cantora que ganhou popularidade foi Mariza, dando seqüência do modo de cântico e subvertindo o seu jeito de atrair o público com seu estilo suave de interpretar essas belas canções.
Os portos sempre foram pontos de chegadas e largadas de pessoas e materiais. Ali também ocasionavam tradições até então desconhecidas, e aos poucos eram incorporadas a civilizações e as miscigenação cultural de determinadas cidades. Foi apartr daí que com o transporte fluvial, passou a se  desenvolver os traços culturais de civilizações diferentes. Surgindo ali as primeiras globalizações. O Fado também se difundiu onde existiam profunda ligação de intercâmbio comercial.
Fontes referências: http://www.infoescola.com/musica/fado/



Nenhum comentário:

Postar um comentário