quinta-feira, abril 19, 2012

HISTÓRIA: CHINA

China
A China é o país mais populoso do mundo, está situado na Ásia Oriental, sua população atual está atingindo quase 1,4 bilhões de habitantes. Seu sistema político é baseado no socialismo. Que é conhecido por Partido Comunista da China.
Esse sistema é baseado em um único partido, não existindo oposição. Sua extensão territorial é de 9,6 milhões de km². Seu relevo é bastante variante. Há uma enorme diversidades  de florestas. O terreno a oeste é de alta altitude. O Himalaia ou Cordilheira do Himalaia é a mais alta do mundo. Também está situado nessa Cordilheira o Monte Everest, considerado o mais alto do mundo.
O nome Himalaia vem do sânscrito  “Língua falada na Índia em algumas regiões”, que significa “ Morada da Neve”.
A civilização chinesa é considerada como uma das primeiras do mundo, surgindo logo depois juntamente com outras que floresceram perto dos rios Eufrastes e Tigre. A cultura chinesa desenvolveu e prosperou perto da Bacia do Rio Amarelo, este Rio atravessa a Planície Norte da China.
A princípio o sistema político da China foi baseado em monarquias durantes muitos séculos.  “Também era conhecida  pelo nome de dinastias”. A primeira dinastia conhecida foi a “Xia”, 2000 mil anos a.C.
A dinastia Qin, uniu a China em 221 a.C. A última  dinastia a governar foi a dinastia Qing, reinou até o ano de 1911. Deixando de existir devido a fundação da Repúblia da China, criada pelo “KMT”, Partido Nacionalista Kuomintan.
Porém no início do século XX, houve uma guerra civil na China, e os dois principais partidos disputaram o poder. Os Kuomintang e os Comunistas. As resistências foram abolidas no ano de 1949, sendo vencedor o partido Comunista. Ainda hoje existe uma disputa entre a China e outro país conhecido por Taiwan. Essas desavenças é devido  a disputas políticas territoriais, que envolve a soberania do país conhecido por Taiwan.
Todavia a China a partir de 1978 deu início as reformas baseadas no mercado econômico, onde várias multinacionais estrangeiras abriram filiais no território Chinês. Com isso tornou-se uma das economias com maior crescimento nos últimos tempos.
Atualmente é o segundo maior exportador de mercadorias e o terceiro em importação de mercancias do planeta. Com a rápida industrialização, reduziu os índices de alta taxa de pobreza de 53% para 8% em 2001. A China tem caracterizada como uma superpotência emergente. Houve reformas na esfera governamental do partido, enfatizou um pouco de liberdade dos civis e dissolveu as comunas.
Alguns camponeses receberam terras, na espera de majorar a produção agrícula. A partir daí houve uma transição de uma economia planejada para uma economia mista, tornanando o mercado mais competitivo e mais livre. Recebeu o nome de “Socialismo de Mercado”. A atual constituição chinesa deriva do ano de 4 de dezenbro de 1982.
A China possui atualmente a maioria dos celurares usados no mundo, alcançando no ano de 2010 um total de quase 800 milhões de usuários, detem também, o maior número de usuários de internet e Banda Larga.
É o maior consumidor de energia do mundo, porém ainda depende do carvão que abastece 70% das necessidades energéticas para desenvolver sua parcimônia. Fazendo com que seu parque industrial seja competitivo. Porém suas indústrias lançam na atmosfera grandes quantidades de poluentes. 
Das trintas cidades mais poluídas do mundo a China possuem vinte. Também encontra-se uma das maiores construção da arquitetura humana, conhecida por Muralha da China.
Autor Professor: Plínio Farias                     
Referências:
                                                                
Este vídeo foi extraído do youtube: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário