sexta-feira, abril 13, 2012

HISTÓRIA: O PEIXE GADUS CONHECIDO POR BACALHAU

O Peixe Gadus Conhecido Por Bacalhau
O bacalhau provêm das espécies dos gêneros de peixes distinguidos pelo hipocorístico de Gadus, que emana da família dos Gadidae, esses peixes convivem nos mares frios do Norte, seu tamanho  não  alcança mais de dois metros de comprimento. Todavia alguns chegam a pesar quase 100 kgs. Alimentam-se de outros peixes menores.
São conhecidos pela antonomásia de peixe Arenque. São peixes apoucados, sua carne é muito apreciada. Essas espécies estão centradas nas águas baixas do Atlântico Norte e Mar Báltico.
A procedência da denominação até hoje é irresoluta, alguns descrevem que a expressão procede do dialeto Basco, a outra versão diz que é do dialeto português ou do escandinavo. Destacamos duas classes comercializadas depois de ocorrerem o processo de mutação até contrair a contextura do bacalhau. Citamos o peixe Gadus Morhua, e os Gadus macrocephalus.
Há outros tipos comercializados com o nome genérico de bacalhau cujo nome é: Gadus Virens e o Molva Molva. No Rio Amazonas a uma espécie de peixe conhecido por Arapaima Gigas ou (pirarucu) que é considerado como o bacalhau do Brasil.
Este tipo de nutrimento foi congregado na alimentação pelos Lusitanos, eles foram os primeiros a realizarem o processo de condimento desta espécie de peixe, para o processo de transformação em bacalhau. Esses acontecimentos ocorreram no século XIV, quando deram início as amplas navegações mar afora.
O bacalhau criado no cativeiro aos poucos vem ganhando espaço no mercado mundial,  existe também a preocupação da pesca excessiva. Devido a temeridade de esvaecer-se num futuro bem próximo estas  espécies. A técnica de preparar praticamente é a mesma aos longos destes anos.
Comumente circulam em cardumes que se deslocam das regiões: Terra Nova até a Islândia e Noruega. A fémea põe seus ovos em temperaturas relativamente baixas entre dois a doze graus.
Contém baixo teor de gordura, permitindo o conservamento que é feito com sal. É preciso também está exposto ao sol, esse condimento principia no momento que o cardume é visgado.
Chama-se “Troteiro” quem faz o preparo para a transformação em bacalhau, depois do preparo o peixe Gadus conserva-se durantes alguns meses até está pronto para o consumo.
O bacalhau é exposto ao sol para secar, a também o secamento por via mecânica, gerando debate e opiniões contrárias sobre está forma empregada de secagem.
As principais empresas de bacalhau encontra-se em Ílhavo (Gafanha de Nazaré) Portugal. O bacalhau já foi um alimento barato. Éra comum nas sextas-feiras e dias santos as famílias consumirem este nutrimento no Brasil.
Porém após a 2ª Guerra Mundial, com a carência de alimentos o preço do bacalhau aumentou bastante. Limitando o consumo popular. Todavia com os vindouros anos o consumo foi concentrado nas festas cristãs: A Páscoa e o Natal.
Hoje em dia o bacalhau faz parte da culinária brasileira. Vários restaurantes têm na sua lista o nobre pescado. Destacamos o bolinho de bacalhau que faz parte do cardápio dos bares e botequins tanto no Brasil e Portugal.
Autor Professor: Plínio Farias
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bacalhau

Fotos extraídas do site:

g1.globo.com/.../cinco-tipos-de-peixes-importados-podem-virar-baca...

Peixes que são decomposto em bacalhau


Nenhum comentário:

Postar um comentário