quinta-feira, abril 05, 2012

HISTÓRIA: O PANTANAL BRASILEIRO

O Pantanal 
O pantanal é uma área de terra que abarca uma expansão de 250 mil km2, abrange os Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, é avaliada como a maior área alagada da terra.
Localiza-se na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, faz fronteira com a Chapada Matogrossense ao Norte, a leste com o Planalto Brasileiro, e a oeste existe uma cadeia de terras altas. No Pantanal há vários tipos de vegetações que compreendem o cerrado, a floresta tropical, abrangendo também a vegetação da área alagada. O Pantanal recebe o nome de “Complexo do Pantanal” por possuir vários tipos de vegetações distintas.
A abundância de vegetações aquática ou semi-aquática compreende a maior parte dessa região, a maior parte da região conserva-se inundada o ano inteiro.
A cultura aquática mais contida são: Os Aguapés e a Salvinia, unidas formam diversas “ilhas” flutuantes. Quando as águas recuam é deixado risíduos nutrientes, que serve de base para o aparecimento de uma espécie de flora com vegetações de ervas, árvores de grande porte, etc. Encontra-se nesta região a Palmeira Carandá e os Ipês Roxos.
Há também uma vegetação densa e bastante esparsa  centradas nas áreas mais altas, esses lugares não são inundados, devido a sua localização. Algumas faunas típicas do “cerrado” e do sertão “ caatinga e o mandacaru”.
Os rios Paraguai e o Rio Guaporé contribuem para as cheias circulares. Esses lugares alagados faz parte de alguns países Latinos-americano, também é chamado por alguns estudiosos de “Mar dos Xaraiés” por causa das grandes cheias, elevando sua extensão para 20 km de espaço alagadas.
As águas correm lentamente devido sua declividade, isso faz com que a região permaneça alagada o ano todo. Essa região não proporciona diversidades endêmicas. Existem sim muitas espécies de animais exemplos: Os Jacarés, os cervos da região e as capivaras, etc. O Pantanal é titulado como Patrimônio Natural da Humanidade pela “UNESCO” Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
A Transpantaneira situa-se no Pantanal, no Centro Oeste. É uma estrada que possuem 147 km, ligam as cidades de Cuiabá e Porto Jofre, localizada no Estado de Mato Grosso. É a rodovia que possuem o maior números de pontes do mundo, 126 no total, essas interligações existem devido ao número de pequenos rios e vales que incisam a região. São 126 km em linha reta, é um convite para observar a fauna, com uma diversidades de animais.
O Pantanal é cantado e contemplados por seus atrativos, fauna e flora, tem uma produção musical própria destacando-se no contexto popular brasileiro. Havendo influências nos países circovizinhos. Podemos destacar o Paraguai, a  Bolívia, recebendo também alguns traços culturais do Uruguai e Argentina. Associando uma misceginação cultural com culturais ragionais e indígenas. A cultura musical Pantaneira tem na sua essência a valorização entre o ser humano e a convivência com a Natureza.
Autor Professor: Plínio Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário