domingo, maio 24, 2015

A Bandeira Nacional do Brasil

Ao longo da história que formou a nação brasileira foram 13 bandeiras diferentes que representaram o Brasil. A maioria delas foram bandeiras portuguesas. Ou seja, época em que o Brasil era colônia de Portugal, o domínio lusitano durou até o ano de 1822.

Dez (10) bandeiras foram instituídas quando o Brasil estava sobre o domínio luso, estas flâmulas sofreram alterações de acordo com a política portuguesa.

Após a independência em 1822, foram criados mais três estandartes.  A bandeira do Brasil república foi instituída em 19 de novembro de 1889. Retratava alguns aspectos da bandeira do Império brasileiro.

Seu formato é retangular, com um losango amarelo em fundo verde, no centro a uma esfera azul celeste, atravessada por uma faixa branca com as palavrasOrdem e Progresso” escrito em letras maiúscula verde e com a faixa inclinada da direita para esquerda.

No circulo azul estão 27 estralas que retratam os Estados brasileiros, o azul representa o céu do Rio de Janeiro. Os asterismos estão presentes e representam os diversos Estados, o mais conhecido é a constelação do Cruzeiro do Sul.

As estrelas representam simbolicamente os 27 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o Estado do Pará, tendo como capital a cidade de Belém.

Existe uma tese que esta estrela representa o Estado do Pará por ser um dos últimos Estados a aderir à independência e, a capital Belém era a mais setentrional do país.
A bandeira nacional é erguida de manha recolhida á tarde, se for exposta a noite deve ser bem iluminada.

É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos, secretárias de governo, escolas, também em dias de festas ou de luto nacional etc. Também quando o país é representado em congressos internacionais e encontros governamentais.

Em 19 de novembro é comemorado o dia da bandeira, nesta data ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino á Bandeira.

Antes da adaptação as quatro cores da bandeira nacional representavam simbolicamente as famílias reais de D. Pedro I. No dia 11 de maio de 1992, sofreu algumas alterações. O verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o céu e o branco a paz.

Os territórios do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia foram transformados em Estados. Com isso foram acrescentadas mais quatro estrelas totalizando 27 estrelas.

A versão atual da bandeira nacional entrou em vigor em 11 de maio 1992. Na praça dos três Poderes em Brasília está hasteada a maior bandeira do Brasil.

O mastro possui 110 metros de altura, por 20 metros comprimento e 14,30 de largura. A antiga é entregue a uma unidade militar para ser incinerada no dia da bandeira, que é comemorado no dia 11 de novembro de cada ano.














Prof. Plínio P. Farias
Referências:
Acki, Virgina–EJA Moderna–Educação de Jovens e Adultos – 8º ano - pag.178
Obra coletiva ed. Moderna – 1.ed – São Paulo – 2013
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil
                                                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário