sábado, maio 02, 2015

Desenvolvimento Sustentável

O momento atual exige mudanças, o maior devastador de seu próprio habitar, é o homem. Pesquisas demostram que as reservas naturais estão chegando ao limite, devido à exploração sem controle.

Precisamos com urgência adotar medidas de impacto, na tentativa de originar mudanças que garantam a sobrevivência da espécie humana, assim como os recursos naturais. Utilizando os recursos da natureza sem depreciar suas fontes renováveis.

Precisamos sim desenvolver, entretanto desenvolvendo de maneira responsável. Uma vez que milhões de seres humanos não têm acessos a itens essenciais como água, energia e alimentos. É preciso garantir acesso os bens de consumo a todas as pessoas.

O progresso é necessário e enfrenta desafios, precisamos compreender a complexidade das questões que nos rodeiam, para podermos estabelecer normas nas tomadas de decisões, para não gerar probabilidades no futuro.



No Brasil 73% da energia gerada é proveniente das hidrelétricas, ou seja, depende das chuvas para abastecerem os reservatórios que formam as grandes barragens. 


Os reatores das hidrelétricas transformam esse líquido precioso em energia que movimenta a economia. No entanto depende da natureza para manter constantemente esses sistemas abastecidos.

O ambiente que o Brasil nesses últimos anos vem passando, principalmente com a ascendência das classes sociais, impulsiona o aumento do consumo de energia. Especialmente por uma população ávida por bens essenciais de consumo.
Qualquer projeto de desenvolvimento nos coloca em grandes desafios e ao mesmo tempo buscando novas fontes de energias sustentáveis.

Autor: Professor Plínio P. Farias 
                                                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário