sexta-feira, maio 08, 2015

Fontes históricas e seus períodos

Ao estudar história os seres humanos colocam-se perante as ocorrências incididas no passado. Portanto, ao buscar conhecimentos dos seus ancestrais, os seres humanos compreendem como os fatos aconteceram e, influenciam no nosso cotidiano e no futuro.

Os relatos históricos contribuem para informar os seres humanos como conviviam nossos ancestrais em sociedades, assim como a formação genealógica, os traços culturais de suas identidades em diferentes tempos.

A história está dividida em (Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea).

A Idade Contemporânea começou com a Revolução Francesa e se estende até os dias atuais.

O período de colonização no Brasil começou em 1530 a 1822.

A chegada dos portugueses ao Brasil corresponde ao período da Idade Moderna.
A história faz-se com documentos escritos e também não escritos.

Os fatos ocorridos apresentam-se numa escala temporal conhecida como linha do tempo. Que é a relação entre uma medida de tempo dos acontecimentos.

Desta forma temos: década, século, milênio, etc.

Uma escala temporal varia de acordo com a duração das ocorrências nela representadas, exemplo:

Linha do tempo “A periodização da historia dos Estados Unidos”;
Linha do tempo “A periodização da historia do Brasil”;
Linha do tempo “A periodização das duas guerras mundiais".

O historiador francês Fernando Braudel apresenta três divisões na linha do tempo.
- Curta duração: Notícias exibidas pelas redes de comunicações (incêndios, jogos, futebol, festas, etc).

- Media duração: maior duração, o tempo de vigência de um governo ou de uma constituição.

-Longa duração: ocorrências prolongadas referentes há um século ou mais: como sistemas econômicos, aspectos geográficos (clima ou relevo de uma determinada região).

Com o passar dos tempos os seres humanos criaram diversos meios para regular e registrar o tempo, exemplo: unidades de medidas para organizar as atividades cotidianas, como hora, dia, mês, ano, século etc.

Autor: Professor Plínio P. Farias.


Referências bibliográficas:
Acki, Virgina – EJA Moderna – Educação de Jovens e Adultos – 6º . 7º. 8º. 9º ano - pags. 160 a 165
Outras Ref. pag. 428 - Obra coletiva e produzida pela ed.Moderna – 1.ed – São Paulo – 2013
www.moderna.com.br



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