Ao estudar história os seres humanos colocam-se perante as ocorrências
incididas no passado. Portanto, ao buscar conhecimentos dos seus ancestrais, os
seres humanos compreendem como os fatos aconteceram e, influenciam no nosso cotidiano
e no futuro.
Os relatos históricos contribuem
para informar os seres humanos como conviviam nossos ancestrais em sociedades, assim
como a formação genealógica, os traços culturais de suas identidades em diferentes
tempos.
A história está dividida em (Idade
Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea).
A Idade Contemporânea começou com a Revolução
Francesa e se estende até os dias atuais.
O período de colonização no Brasil
começou em 1530 a 1822.
A chegada dos portugueses ao
Brasil corresponde ao período da Idade
Moderna.
A história faz-se com documentos escritos e também não escritos.
Os fatos ocorridos apresentam-se numa escala temporal conhecida como linha do tempo. Que é a relação entre
uma medida de tempo dos acontecimentos.
Desta forma temos: década, século, milênio, etc.
Uma escala
temporal varia de acordo com a
duração das ocorrências nela representadas, exemplo:
Linha
do tempo “A periodização da
historia dos Estados Unidos”;
Linha
do tempo “A periodização da
historia do Brasil”;
Linha
do tempo “A periodização das
duas guerras mundiais".
O historiador
francês Fernando Braudel
apresenta três divisões na linha do tempo.
-
Curta duração: Notícias exibidas
pelas redes de comunicações (incêndios, jogos, futebol, festas, etc).
-
Media duração: maior
duração, o tempo de vigência de um
governo ou de uma constituição.
-Longa
duração: ocorrências
prolongadas referentes há um século ou mais: como sistemas econômicos, aspectos
geográficos (clima ou relevo de uma determinada região).
Com o passar dos tempos os seres humanos criaram diversos meios para regular e
registrar o tempo, exemplo: unidades de medidas para
organizar as atividades cotidianas, como hora, dia, mês, ano, século etc.
Autor: Professor Plínio
P. Farias.
Referências
bibliográficas:
Acki, Virgina –
EJA Moderna – Educação de Jovens e Adultos – 6º . 7º. 8º. 9º ano - pags. 160 a 165
Outras Ref. pag.
428 - Obra coletiva e produzida pela ed.Moderna – 1.ed – São Paulo – 2013
www.moderna.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário