domingo, maio 03, 2015

Indústria: O desenvolvimento e os desafios

Com a revolução industrial que se desenvolveu na Inglaterra, no século XVIII, deu-se início a uma nova era na economia. Surgi um novo sistema econômico que em poucos anos transformou a vida das pessoas, das cidades e principalmente da economia mundial.

No entanto alguns aspectos negativos surgiram, as atividades industriais criaram riquezas, mas causaram inúmeros impactos negativos para a natureza e a sociedade.

O grande desafio é buscar soluções para as sequelas que a industrialização traz com a instalação de indústrias em qualquer região. As atividades industriais podem ser divididas em três estágios: artesanato, manufatura e a maquinofatura.

O artesanato é uma técnica rudimentar de trabalho em que o operário usa utensílios simples e compartilha de todo o processo de fabricação.

Devido ao aumento da população e ao desenvolvimento das cidades, houve aumento da demanda por mercadoria, Isso favoreceu o desenvolvimento das manufaturas. Esse sistema tem como característica a divisão do trabalho, isto é, na produção cada trabalhador realiza uma etapa da produção.

Com o crescimento na produção de mercadorias, causado pelo sistema manufatureiro, intensificou-se as atividades comerciais, permitindo com isso que muitos possuidores de oficinas investissem em novas e avançadas práticas de produção.

As simples ferramentas foram substituídas por máquinas com alta produção das matérias primas em bens de consumo. Nasce um novo sistema de produção conhecido por sistema febril. Essa nova etapa é conhecida como maquinofatura.

As características da maquinofatura são baseadas no:
- emprego maciço de máquinas;
- produção em larga escala;
- divisão do trabalho.

Essa forma de produção industrial criou uma nova classe social de trabalhadores conhecida como operário. Aos poucos as máquinas foram ocupando espaços que antes eram exclusivos do ser humano. O acúmulo de capital gerado das riquezas das colônias e enviado para as metrópoles foi um dos fatores que contribuíram para a revolução industrial.

Autor: Professor Plínio P. Farias

Referências bibliográficas:
Acki, Virgina – EJA Moderna – Educação de Jovens e Adultos – 9º ano - pags. 210 a 211
Outras Ref. pag. 428 - Obra coletiva ed. Moderna – 1.ed – São Paulo – 2013

www.moderna.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário