Com a revolução industrial que se
desenvolveu na Inglaterra, no século XVIII, deu-se início a uma nova era na economia.
Surgi um novo sistema econômico que em poucos anos transformou a vida das
pessoas, das cidades e principalmente da economia mundial.
No
entanto alguns aspectos negativos surgiram, as atividades industriais criaram
riquezas, mas causaram inúmeros impactos negativos para a natureza e a
sociedade.
O
grande desafio é buscar soluções para as sequelas que a industrialização traz
com a instalação de indústrias em qualquer região. As atividades industriais podem
ser divididas em três estágios: artesanato, manufatura e a maquinofatura.
O
artesanato é uma técnica rudimentar de trabalho em que o operário usa utensílios
simples e compartilha de todo o processo de fabricação.
Devido
ao aumento da população e ao desenvolvimento das cidades, houve aumento da
demanda por mercadoria, Isso favoreceu o desenvolvimento das manufaturas. Esse
sistema tem como característica a divisão do trabalho, isto é, na produção cada
trabalhador realiza uma etapa da produção.
Com
o crescimento na produção de mercadorias, causado pelo sistema manufatureiro, intensificou-se
as atividades comerciais, permitindo com isso que muitos possuidores de
oficinas investissem em novas e avançadas práticas de produção.
As
simples ferramentas foram substituídas por máquinas com alta produção das matérias
primas em bens de consumo. Nasce um novo sistema de produção conhecido por
sistema febril. Essa nova etapa é conhecida como maquinofatura.
As
características da maquinofatura são baseadas no:
- emprego maciço
de máquinas;
- produção em
larga escala;
- divisão do trabalho.
Essa
forma de produção industrial criou uma nova classe social de trabalhadores
conhecida como operário. Aos poucos as máquinas foram ocupando espaços que
antes eram exclusivos do ser humano. O acúmulo de capital gerado das riquezas
das colônias e enviado para as metrópoles foi um dos fatores que contribuíram para
a revolução industrial.
Autor:
Professor Plínio P. Farias
Referências bibliográficas:
Acki, Virgina –
EJA Moderna – Educação de Jovens e Adultos – 9º ano - pags. 210 a 211
Outras Ref. pag.
428 - Obra coletiva ed. Moderna – 1.ed – São Paulo – 2013
www.moderna.com.br
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